e-Gov

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é, atualmente, um componente estratégico ao apoio e instrumentalização da operacionalização das políticas públicas para todos os níveis de governo.

O Governo Eletrônico é um fator decisivo na melhoria da qualidade dos serviços públicos de informação, atendimento ao cidadão e à sociedade em geral. A elaboração de estratégias públicas para a área de TIC é importante ao passo que orienta a atuação dos órgãos públicos na formulação de políticas e de planejamento a fim de que não se pulverizem de forma desconexa nos órgãos e entidades por falta de uma estratégia específica, norteadora e homogeneizadora.

A experiência da F.F | e-Stratégia Pública® no tema de e-Gov permitiu desenvolver um conjunto de metodologias, indicadores e índices, todos próprios, testados e aplicáveis às áreas de Gestão e Avaliação do Setor Público:

 

ia e-gov índice de aderência a governo eletrônico

IA e-Gov Índice de aderência a governo eletrônicoo IA E-Gov foi desenvolvido em um trabalho para a Corregedoria Geral da União, patrocinado pelo Governo Britânico. Ele parte da tese, segundo a qual, quanto maior o nível de desenvolvimento de e-Gov menor a chance de corrupção. O IA e-Gov demonstra o grau de eficiência e eletronificação de qualquer processo inerente à Gestão Pública. Partimos do raciocínio de que quanto maior o número de atividades desnecessárias, que não agreguem valor e que sejam feitas de forma manual, maior será a chance de erros, desvios e práticas de corrupção. O IA e-Gov explora positivamente esse conceito: uma análise processual, clara e objetiva por meio de uma mensuração fundamentada por estágios de Governo Eletrônico.

 

Mensuração de maturidade de e-Gov

Esta metodologia de avaliação dos serviços eletrônicos aplicada a Administração Pública, proporciona um marco de referência com o intuito de avaliar a concretização dos objetivos buscados pelos órgãos públicos na implementação dos serviços de Governo Eletrônico. Ela é usada como base para o desenvolvimento da estratégia de migração dos serviços avaliados, que orienta a elevação do nível de desenvolvimento de e-serviços, com foco na Melhoria da Qualidade do Gasto Público, bem como a eficácia e eficiência de sua entrega.