Dados Abertos

O paradigma de Dados Abertos está fundamentado na constatação de que o dado/informação, quando compartilhado abertamente, tem seu valor e seu uso potencializados.

Disponibilizar dados na Web não é uma prática recente no setor público, porém com uma Política de Dados Abertos, a Administração Pública demonstra a intenção de padronizar e alavancar a disseminação de dados públicos por todo sua estrutura administrativa. O paradigma de Dados Abertos está fundamentado na constatação de que o dado/informação, quando compartilhado abertamente, tem seu valor e seu uso potencializados.
Ações voltadas a este tema, demonstram o interresse da Administração Pública em desenvolver um ecossistema de dados e informações que beneficiam a sociedade e possibilitam o envolvimento de todos seus setores, inclusive a iniciativa privada e o setor acadêmico.

BENEFÍCIOS:
  • Aderência a Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei n.° 12.527/2011 parágrafo 3° do artigo 8°, institui a obrigação da disponibilização de dados abertos através de serviços na internet.
  • Conformidade com a legislação pertinente,evitando indesejáveis problemas com o controle externo.
  • Aumento significativo da percepção da administração como transparente e aberta, com significativos ganhos políticos.
  • Publicação de dados abertos à sociedade de forma simplificada, rápida e de baixo custo.
  • Diagnosticar uma plataforma "repositório", essencial para o funcionamento efetivo da Lei de Acesso à Informação para o fornecimento de informações de interesse da sociedade.
  • Diminuir o gap existente entre o município, da arte das tecnologias e de gestão de conteúdo e o uso destas nas organizações públicas.