Índices e Indicadores

Na gestão pública, os indicadores são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado, partindo do princípio de que não se gerencia o que não se mede.

A principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação.

Ajudamos as administrações públicas a obter informações confiáveis, precisas e tempestivas, construindo e modelando índices e indicadores para que os gestores públicos possam abdicar de decisões fundamentadas exclusivamente na intuição, tradição, "tino administrativo" ou opiniões pessoais. Produzimos modelos de indicadores que permitam integrar subjetividade e objetividade a partir de evidências empíricas, viabilizem comparações e avaliações consistentes, e, principalmente, criem condições para esclarecer e fornecer suporte às decisões e reavaliações.

Fornecemos assessoria completa para a definição de indicadores que sirvam como ferramenta de planejamento, de monitoramento e avaliação, de comparação e de projeção de cenários, tanto no nível da governança quanto nos níveis gerenciais e operacionais.