Habilidades e Conhecimentos

Nossa empresa acumula um profundo conhecimento do setor público no Brasil, nos três níveis de governo, de seus sistemas de gestão e dos serviços públicos que prestam. O domínio técnico e metodológico acumulado na experiência desenvolvida por nosso time pode ser constatado no conjunto dos projetos executados e pesquisas do portfólio da empresa. Por outro lado, ter participado de numerosas missões técnicas em diferentes países da OCDE como Espanha, Estados Unidos, Canadá, Chile, Reino Unido, Espanha, etc., nos permitiu alcançar um conhecimento global com base nas melhores práticas de outros países levando em conta as características institucionais, legais e técnicas específicas de cada país.

Uma das experiências mais recentes da equipe está relacionada com a transferência de conhecimento do Ministério de Economia e Finanças do Reino Unido no marco de um programa chamado Spending Review. Este programa teve como objetivo melhorar estruturalmente a qualidade do gasto público. Com o objetivo de colocar parte desta experiência a disposição da cooperação horizontal foi criado um fundo, Prosperity Fund, que tem como foco criar e estabelecer mecanismos de transferência de conhecimento para outros países. F.F | e-Stratégia Pública® foi escolhida para desenvolver uma de suas linhas de cooperação orientada à melhoria da qualidade do gasto público.

O projeto chamado "Agenda i-Brasil 2015" tem sido desenvolvido e executado por nossa empresa com o patrocínio da Embaixada do Reino Unido no Brasil, em aliança com o Conselho Nacional de Secretários da Administração (CONSAD). O Objetivo do projeto foi a melhoria da qualidade do gasto público a partir da introdução de estratégias que ampliam e melhoram o nível de maturidade do Governo Eletrônico nos Estados Brasileiros. Há que se destacar que a "Agenda i-Brasil 2015" foi apoiada por quinze (15) Secretários da Administração do Estado, firmando a Carta de Compromisso de Gramado.
Dentro de uma longa história de transferência de conhecimento, queremos destacar o papel da metodologia BINPS® - Benefícios sobre o Investimento Público. O objetivo desta metodologia é medir o impacto econômico que traz a inovação na gestão pública, a fim de determinar os retornos e benefícios econômicos tanto para o Estado como para o cidadão.

A aplicação do BINPS® permite conhecer o retorno econômico para a sociedade, assim como a redução dos custos para a Administração Pública gerados pela inovação.
Essa metodologia tem marca registrada e direito autoral, e deve ser considerada única no segmento, permite que F.F | e-Stratégia Pública® tenha notório saber sobre análise de retorno de investimentos para o setor público. Sob este diferencial, a empresa recebeu dois prêmios: TI & Governo 2005 (projeto "Relógio da Economia"), e o Prêmio Padrão de Qualidade em B2B 2006 (melhor provedor de consultoria de Governo Eletrônico, para o projeto "Lig-Minas"). Além disso, a metodologia BINPS ® foi desenvolvida e aplicada no Estado de São Paulo e implementada no Brasil nos seguintes estados: Minas Gerais, Amazonas, Acre, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul; também foi implantada no Equador, na Espanha (Comunidade Autônoma de Andaluzia) e, juntamente com a Organização dos Estados Americanos (OEA) no programa Municípios Eficientes e Transparentes (MUNET).

Outra iniciativa liderada por F.F | e-Stratégia Pública®, como ação de responsabilidade social, é o Projeto "Compras Públicas Brasil". O tema das Compras Públicas, por sua enorme capacidade de, ao mesmo tempo, provocar estruturalmente uma melhoria da qualidade do gasto público assim como mudar o entorno socioeconômico é um dos principais focos das nossas ações.

Neste sentido a Dra. Florencia Ferrer junto ao Dr. Jair Santana idealizaram e lideram o Projeto Compras Públicas Brasil convencidos de que nenhuma finalidade governamental ou política pública se realiza de forma eficiente se não houver compras. As Compras Públicas, nesse sentido, são o instrumento indispensável para o atendimento das demandas e exigências da sociedade. Dotadas de poderosíssima força econômica e social, as Compras Públicas mostram dados sempre superlativos no Brasil ou fora dele. As Unidades Compradoras, assim entendidas aquelas entidades governamentais que se submetem a um regime próprio de aquisições, demandam conhecimentos multidisciplinares, plurais e não raro – urgentes, posto que assim são as exigências comunitárias. O Projeto Compras Públicas Brasil é, em resumo, um mosaico de possibilidades e objetiva minimizar as vicissitudes do setor e potencializar as ótimas práticas existentes.
O Projeto Compras Públicas Brasil – Editorial, em resumo, fundamenta-se no eixo central que lhe é homônimo:

• Reunir especialistas nacionais e estrangeiros e, a partir de visão multidisciplinar e plural, condensada nos produtos editoriais, consolidar e fomentar as melhores práticas existentes para o setor.
• Disseminar essas melhores práticas em relação ao assunto Compras Públicas existentes no Brasil e no Exterior.
• Estimular a pesquisa e a difusão de conhecimentos para todos os Setores que, de algum modo, se vejam envolvidos pelo tema (governo, mercado, sociedade, meio acadêmico, dentre outros).
• Produzir, como resultado das suas atividades e ações, livros, manuais, cartilhas e outros produtos editoriais afins destinados à disseminação das boas práticas para o setor.

Como outra atividade de responsabilidade social, podemos citar que a Dra. Florencia Ferrer é mentora na Endeavor, a organização mais importante de promoção da cultura empreendedora no mundo, presente no Brasil desde o ano 2000.
Nossa empresa também é parte integrante do Pacto Empresarial pela integridade e contra a Corrupção "e tem uma participação ativa nas atividades do mesmo.