Nossa Relação com Organismos Internacionais

Tanto a Dra. Florencia Ferrer, como pesquisadora e consultora individual, quanto a F.F | e-Stratégia Pública® e a equipe que colabora com a empresa, acumulam muitas experiências e colaborações com diferentes organismos internacionais.

Além dos vários projetos patrocinados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento que fomos contratados, a FF | e-Strategia Pública mantém uma colaboração ativa em vários eventos e atividades realizadas por esta organização. Um dos destaques foi a participação em Washington, no ano de 2009, na III Global Conference on Eletronic Government Procurement - onde éramos a única organização convidada do setor privado para discutir o fortalecimento das compras governamentais por meio de sistemas de e-procurement uma vez que são considerados como condutores de transformação no nível de transparência, responsabilidade e eficiência no estado.

Já em 2005, a equipe da F.F | e-Stratégia Pública® realizou uma série de intercâmbios com a equipe responsável pelo informe e-readiness da Organização das Nações Unidas (ONU), que se consolidou como uma crítica metodológica ao informe e-readiness da ONU, do ponto de vista dos países em desenvolvimento, salientando, nomeadamente, o impacto das especificidades regionais e as diferenças quanto à estrutura do estado.


Em 2006, o "e-Development Services Thematic Group" (Grupo Temático de Serviços de e-Desenvolvimento) em colaboração com a ITSLC, organizou um seminário em Washington, no qual se analisou e validou a experiência do Relógio da Economia em São Paulo, chamado "What is the Impact of e-Government Services? The Experience of Sao Paulo, Brazil" (Qual é o impacto dos serviços de e-Governo? A experiência de São Paulo, Brasil). Nessa oportunidade, presidiu o evento Robert Schaware, Lead Informatics Specialist, GICT, World Bank, tendo a apresentação sobre "Relógio da Economia" sido ministrada por Elena Crescia, diretora de Relações Internacionais da FF Pesquisa & Consultoria. A experiência foi submetida a discussão por parte dos especialistas do Banco Mundial Deepak Bhatia, Manager, ISG E-Government Practice e Radeep Sudan, Senior ICT Specialist, GICT. Após análise, a experiência foi avaliada como a metodologia mais inovadora nos países em desenvolvimento para mostrar as evidências do impacto dos programas de governo eletrônico.
A iniciativa de inserir o Relógio e a metodologia BINPS como melhores práticas foi compartilhada e bem-vinda:

..."I think it is very important to measure the impact of using ICT and the Relógio da Economia methodology adds a lot of value to that. At the World Bank, we do have the possibility to share best-practice approaches with other countries"... Knut Leipold

"BINPS es una herramienta extraordinariamente poderosa para orientar las políticas públicas de modernización del estado en la región. Dado que las necesidades son muchas y los recursos son escasos, resulta crucial que los líderes públicos cuenten con herramientas que les ayuden a medir el impacto de sus políticas y la tasa de retorno de los recursos financieros invertidos en las mismas. BINPS se ha convertido en un valioso instrumento de análisis financiero para acompañar el diseño de iniciativas de modernización del estado en un contexto en el que las nuevas tecnologías invitan a innovar y ofrecen enormes posibilidades de mejora en el funcionamiento de la administración pública." Miguel A. Porrúa  Lead Specialist e-Government do Inter-American Development Bank (IDB)

A relação da F.F | e-Stratégia Pública® com a Organização dos Estados Americanos (OEA) também é estreita desde o ano de 2006, participando em vários projetos dentro do Programa de Governo Eletrônico da Secretaria de Assuntos Políticos. Algumas das mais colaborações mais destacadas são a consultoria realizada para o programa MuNet – Municípios Eficientes e Transparentes –, a coordenação tutorial dos cursos virtuais de "Introdução à Formulação de Estratégias de Governo Eletrônico" e "Gerenciamento de Projetos de Governo Eletrônico", bem como diversas colaborações em seminários internacionais e boletins especiais com a Rede Interamericana de Compras Governamentais, promovida, nesse caso, pela OEA, juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o International Development Research Centre (IDRC-CRDI) do Canadá.

Além disso, nossa empresa tem papel central em um dos Programas de Cooperação entre Europa e América Latina. F.F | e-Stratégia Pública® foi escolhida para coordenar a Rede Vit@lis para a temática do Governo Eletrônico. Esta rede é a maior e mais abrangente parceria entre Europa, América Latina e o Caribe sobre questões da sociedade da informação (e-educação, e-saúde, e-governo, e-inclusão). Oficialmente criada durante o chamado @LISDay em setembro de 2006, a rede agora tem mais de 350 sócios entre universidades, representantes da sociedade civil, governos e órgãos públicos, redes internacionais, empresas e autoridades locais. Sua missão é fortalecer a cooperação entre regiões e capitalizar os resultados dos projetos, facilitando a adoção e a transferência de práticas bem sucedidas, e a criação de novos projetos. A rede Vit@alis, coordenada por F.F | e-Stratégia Pública® está dividida em áreas temáticas e a missão deste centro de tecnologia é contribuir para a formulação de iniciativas ou projetos entre Europa, América Latina e Caribe, incluindo a proposta de formas de financiamento para as mesmas.