Embaixada Britânica no Brasil (2011-2012)

A meta principal do projeto foi a de envolver os Secretários Estaduais de Gestão e ou Administração na construção da Agenda i-Brasil 2015, orientada à Melhoria da Qualidade do Gasto Público.

A partir de uma estratégia de elevação do nível de maturidade de governo eletrônico, o projeto foi realizado com o patrocínio do Reino Unido e em parceria com o CONSAD. As atividades desenvolvidas foram as seguintes:

  • Elaboração de uma carta compromisso assinada por 17 secretários de Estado, em apoio à Agenda i-Brasil para a promoção e inclusão de metas de desenvolvimento de governo eletrônico na agenda política dos estados brasileiros.
  • Desenvolvimento de uma metodologia para mensurar o nível atual dos serviços públicos prestados de forma eletrônica.
  • Avaliação da situação atual nos 17 estados signatários realizando uma análise dos e-serviços já oferecidos pelos governos estaduais.
  • Desenvolvimento de uma estratégia de migração para apoiar a adoção de níveis mais avançados de e-serviços, apoiando-nos nas melhores práticas nacionais e internacionais.
  • Em 2013 publicamos um livro que apresenta esta experiência: "Agenda i-Brasil: o governo eletrônico nos estados brasileiros", Editora CRV, Curitiba, Florencia Ferrer e Carmen Gambin Vicente.