Governo do Estado do Acre: Secretária de Gestão (2007-2010)

O projeto com duração de 3 anos contou com o desenvolvimento de ações nas áreas de compras públicas, como diagnósticos e desenvolvimento de planos estratégicos, e na área de política de compras.

 

COMPRAS PÚBLICAS

  • Diagnóstico do cenário: levantamento da situação encontrada no que se refere à gestão de suprimentos, classificados por serviços e famílias de produtos.
  • Desenvolvimento de um plano estratégico: proposição das ações para a contratação de diferentes famílias de produtos e serviços segundo sua especificidade. Foram definidas ações ligadas ao ganho de escala e ao desenvolvimento local, respeitando-se as características de cada produto.
  • Elaboração de termo de referência: considerando-se que uma das orientações da consultoria foi a aquisição de um software de gestão governamental – GRP, foi elaborado um termo de referência para viabilizar tal aquisição, bem como o acompanhamento de todo o processo licitatório. A redução de despesas alcançou cerca de 30% sobre o valor de referência.
  • Gestão de Mudança: a F.F | e-Stratégia Pública® conduziu o processo de gestão de mudança junto ao Governo do Acre para colaborar na correta implantação da solução.
  • Marco Regulatório: foi desenvolvida uma proposta para um novo Marco Regulatório com o objetivo de adequar a nova Política de Compras do Estado às Leis existentes.

 

POLÍTICA DE COMPRAS


Foi elaborada uma política de compras focada nas grandes metas de redução de custos, melhoria da qualidade do gasto público e no impulso ao desenvolvimento local. Tal política fundamentou-se em um Plano Estratégico de Orientações, complementar ao Plano de Ações Operacionais, para o desenvolvimento das etapas seguintes. Neste trabalho foi realizada uma revisão dos contratos de energia elétrica e combustíveis, resultando em economias potenciais de mais de 40%.Plano de Ações Operacionais: durante o ano de 2010 o trabalho foi subdividido em cinco partes (Compras e Suprimentos; Contratos; Convênios; Patrimônio; Frotas). Foi elaborado um novo diagnóstico pós-implementação das mudanças e um novo plano de ação redesenhando para as novas estratégias para a realização das compras estaduais.