Banco Interamericano de Desenvolvimento (2012)

O objetivo desta consultoria foi de gerar insumos para a formulação e implementação de políticas de atendimento aos cidadãos que usam os serviços públicos em nível estadual no Brasil como parte do Programa do BID.

A Dra. Florencia Ferrer foi selecionada para realizar uma consultoria para o programa "Apoio à Preparação de um Programa Nacional de Fortalecimento do Planejamento e Gestão Pública dos Estados Brasileiros ATN/FG-12612-BR", do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As atividades desenvolvidas nesta etapa compreenderam tanto o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia para o levantamento de informação sobre a situação atual das políticas e modelos de prestação de serviços ao cidadão em nível estadual no Brasil, como a elaboração de uma série de recomendações de diretrizes. Também foram considerados os fatores na implementação de políticas de atendimento ao cidadão, a partir da análise da informação coletada e, finalmente, a moderação de uma oficina para debater e propor a agenda entre a União e os Estados sobre a temática de melhoria e inovação da gestão publica.